IV Mostra Cultural Internacional Bandeira da Paz reúne países da Europa e da América Latina com atuações artísticas

A Instituição Sociedade Humana Despertar (SHD), de Sumaré, confirma a parceria e co-produção na gestão e produção cultural da “IV Mostra Cultural Internacional Bandeira da Paz 2022”. Isento de cunho religioso, ideológico ou político partidário, o projeto envolve diversas cidades do Brasil e de países da América do Sul e da Europa. Neste ano, que já marca importantes crises humanitárias, políticas, com guerras pelo mundo, o projeto visa ampliar as representações. Diferentes ações serão expostas até a data do evento principal que será realizado no dia em que se comemoram o “Dia Internacional da Bandeira da Paz” e o “Dia Mundial de Paz e da Cultura”, em 25 de julho. As apresentações hibridas (presenciais e on-line) ocorrerão simultaneamente em diversas cidades.

Brasil – Campinas, Sumaré, São Paulo, Salvador, Londrina, Paulínia

Portugal – Argentina – Perú – Colombia – México

Idealizado a partir de atuações no Programa Escola da Família – Espaços de Paz, em Campinas, desde 1993, o projeto segue com a liderança de Lino Azevedo Junior, professor de educação física, terapeuta, especialista em gestão ambiental e psicomotricidade, como fundador presidente do Projeto “Mostra Cultural Bandeira da Paz”, apresenta inúmeras frentes de trabalhos em prol da cultura de paz e não violência no mundo. Em 2017, foi o idealizador e presidente eleito do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Campinas, quando contou com a presença de Arum Ghandi, neto de Mahatma Ghandi. Lino Azevedo Jr. apresenta a importância do objetivo central da promoção da paz, que culmina no evento e no hasteamento da Bandeira da Paz em diversos pontos do planeta.  

RUSSO –  Nicolas Roerich – “Onde há cultura há paz, onde há paz há cultura”

“O objetivo do projeto é promover a paz pessoal, social e planetária através da promoção da cultura da paz e da arte. A ideia é estimular, inspirar, valorizar e disseminar reflexões sobre os conceitos de paz. A Mostra Cultural Internacional Bandeira da Paz não é simplesmente um belo evento, mas muito além disso, é uma finalização de um trabalho realizado e uma grande confraternização entre os participantes, inspirados na notória frase do russo Nicolas Roerich, criador da Bandeira da Paz, que diz: Onde há cultura há paz, onde há paz há cultura”, explica Lino Azevedo Junior.

Prédios culturais preservados em tempos de guerra

O Pacto de Roerich em defesa da Cultura Internacional celebra a cultura como sendo a chave para a paz, e pede que mesmo em época de guerra, os prédios onde a bandeira da paz estiver hasteada, sejam respeitados pelos exércitos em guerra e a cultura seja preservada.

As apresentações das ações e projetos são realizadas através de expressões artísticas em diferentes momentos com exposições na entrada do teatro, através de workshops e banners, no palco são realizadas apresentações presenciais e remotas de dança, música, poesia, contação de história e dramatização.

Projeto Despertar das Artes – SHD

Por meio do Projeto Despertar das Artes, a Sociedade Humana Despertar (SHD) integrará o evento com apresentações socioeducativas

 com crianças e adolescentes da cidade de Sumaré. Serão realizadas peças teatrais, recitais de poesia, com dança e arte circense.

Para Terezinha Ongaro, fundadora e presidente da SHD, integrar o evento é fazer parte da história da cultura da arte e da paz mundial. “Vivemos tempos ainda mais críticos para o mundo e precisamos fortalecer as ações propositivas com foco na cultura pela paz, nas ações em que todos podem adotar para garantir pequenas atitudes e quem sabe deixar marcos pacificadores em nossas histórias de vida. A arte é um meio capaz de ecoar profundamente a paz para a humanidade. Vamos contribuir com ações por meio do nosso projeto Despertar das Artes, que poderá sintetizar um pouco do nosso propósito e compromisso pela paz mundial”, explana Terezinha Ongaro.

O projeto Despertar das Artes, realizado pela SHD em parceria com a Agência Humanitária Humaniza, é viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC/ICMS) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e conta com o patrocínio da CPFL Energia e apoio da Rumo Logística e do Instituto CPFL. 

Os interessados em realizar as inscrições no projeto Despertar das Artes podem procurar diretamente a instituição Sociedade Humana Despertar, Rua dos Pinheiros, 105 – Jd. Basilicata – Sumaré. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (19) 3873-9015, pelo e-mail shd@shd.org.br ou pelo site https://shd.org.br/despertar-das-artes/.

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *