Sumaré promove oficinas de teatro com fotografia e enredo folclórico

Neste mês, em que se celebram o Dia Mundial da Fotografia (19/08) e o Dia do Folclore (22/08), a cidade de Sumaré se torna o cenário de uma rica experiência cultural com as oficinas do Projeto Despertar das Artes, desenvolvido pela Sociedade Humana Despertar (SHD). Com um enfoque especial em temas folclóricos e na sustentabilidade, o projeto conecta crianças e adolescentes às tradições culturais do Brasil, com ênfase na preservação ambiental.

O enredo das oficinas deste semestre conta a jornada de uma família de ribeirinhos do Amazonas, que, devido às enchentes, parte em busca de um novo lar pelo rio Amazonas. Durante a viagem, eles encontram criaturas míticas como o Boi Tatá e a Iara, além de fauna local. A jornada culmina com a chegada ao Maranhão, onde são recebidos pela vibrante Festa do Bumba Meu Boi, um símbolo da cultura maranhense.

Com oficinas de dança e circo, o projeto oferece experiências artísticas aos participantes, com a aplicação de diferentes estilos musicais e acrobacias, trazendo ainda mais vida ao espetáculo. “Nossa intenção é não apenas promover a arte, mas também estimular a reflexão sobre a história e os desafios ambientais de nosso país”, explica Danillo Sabino, educador responsável pelas oficinas de teatro e fotografia.

As oficinas desta temporada também incluem uma imersão no universo da fotografia. Com a criação de um estúdio adaptado para registrar expressões faciais, corporais e gestos das crianças, utilizam figurinos e adornos temáticos do folclore brasileiro para produzir fotos autorais. “As próprias crianças sugerem a utilização dos adereços e fantasias folclóricas, participando ativamente do processo criativo”, destaca Sabino.

Terezinha Ongaro reforça que o Projeto Despertar das Artes oferece oportunidade para que crianças e adolescentes desenvolvam seus talentos e se conectem com o mundo das artes em um ambiente inclusivo e criativo. “Aqui, os jovens descobrem um novo olhar para o mundo, com consciência das suas responsabilidades perante sustentabilidade do planeta, aprimorando habilidades e se expressando por meio da arte. Destacamos a importância de trabalhar com temas folclóricos, especialmente no contexto da sustentabilidade, que reflete os valores que sempre norteiam nossas atividades desde a idealização da SHD”, afirma Terezinha Ongaro, presidente e fundadora da instituição.

Sobre o Projeto Despertar das Artes

O Projeto Despertar das Artes é uma iniciativa da Sociedade Humana Despertar (SHD), destinada a jovens entre 4 e 17 anos. As oficinas são gratuitas, e as inscrições seguem abertas. Neste ano, o projeto celebrará a cultura popular de várias regiões do Brasil com dois espetáculos, destacando as tradições do Norte e Nordeste.

O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e conta com o patrocínio da Unimed Campinas e BRK, além do apoio do Instituto BRK.

Inscrições e Informações

As inscrições para as oficinas estão abertas. Interessados podem garantir suas vagas enviando um e-mail para shd@shd.org.br, acessando o site www.shd.org.br ou visitando a sede da SHD.


Serviço:

Sociedade Humana Despertar – INSCRIÇÕES ABERTAS

PROJETO DESPERTAR DAS ARTES

Oficinas Semanais – período manhã e tarde (conforme disponibilidade de vaga)

Telefone: (19) 3873-9015 

E-mail: shd@shd.org.br

Endereço: Rua dos Pinheiros, 105 – Jd. Basilicata – Sumaré


Sociedade Humana Despertar (SHD): Com 29 anos de atuação, a SHD é uma organização dedicada à inovação social, comprometida com o potencial humano, ética ecológica e amor à vida. Reconhecida por diversos prêmios e certificações, como Selo Ambev VOA, Selo DOAR, Selo Phomenta  e vários Prêmios do Itaú-Unicef.

Facebook Comments