Espetáculo celebra a cultura popular brasileira e promove inclusão artística
O Projeto Despertar das Artes, uma iniciativa da Sociedade Humana Despertar (SHD), oferece oportunidades únicas para crianças e adolescentes explorarem e se desenvolverem nas artes do circo, dança e literatura. Destinado a jovens entre 4 e 17 anos, as oficinas são totalmente gratuitas e as inscrições seguem abertas. Neste ano, o projeto apresentará dois espetáculos para celebrar a rica cultura popular de várias regiões do Brasil, com um foco especial nas tradições do Norte e Nordeste. As apresentações destacarão histórias folclóricas que, muitas vezes, são esquecidas nos dias de hoje.
O enredo narra a jornada de uma família de ribeirinhos do Amazonas, que, devido às fortes chuvas e ao aumento do nível do rio, têm suas casas constantemente alagadas. Em busca de uma vida melhor, eles decidem partir em uma viagem de barco pelo rio Amazonas, o maior rio do mundo, em busca de um novo lar. Ao longo do trajeto, a família encontra não apenas a fauna típica do rio, mas também criaturas míticas como o Boi Tatá – a cobra de fogo, a Iara – mãe d’água, o Boto Cor-de-Rosa, o Curupira, o Saci, entre outros. Após dias de viagem, a família chega ao Maranhão, onde é recebida com uma vibrante festa cultural folclórica, o Bumba Meu Boi, e decide ali construir uma nova história.
O projeto explora em suas aulas a importância da fauna e flora brasileira, destacando a riqueza natural e cultural de diversas regiões do país. Foi apresentado aos participantes do Projeto Despertar das Artes a história dos ribeirinhos e as tradições de outras regiões do Brasil, muitas vezes desconhecidas por quem vive no Sudeste. Através de vídeos, imagens e rodas de conversa, os alunos aprenderam sobre o estilo de vida dos moradores da Amazônia, suas casas sobre as águas e suas histórias folclóricas. Durante as aulas, também foram abordadas músicas populares brasileiras, ritmos variados e diferentes realidades, proporcionando um amplo panorama cultural.
“Destacamos a importância das crianças e adolescentes compreenderem as diversas regiões do Brasil, especialmente o Norte, Nordeste e o rio Amazonas. Conversamos bastante sobre a importância de resgatar histórias que foram e ainda são transmitidas oralmente. O avanço tecnológico tem feito com que essas tradições se percam com o tempo, mas a arte facilita a assimilação de saberes culturais e regionais,” explica Danillo Sabino, educador do Projeto Despertar das Artes.
Uma das principais apresentações do projeto está programada para o dia 25 de julho, no Teatro Castro Mendes, durante a Mostra Bandeira da Paz. A Sociedade Humana Despertar participa deste evento há três anos e nesta edição apresentará um trecho do espetáculo. A íntegra da peça, com todo o elenco e enredo, será apresentada no final do ano.
O principal objetivo do Despertar das Artes é proporcionar um espaço de expressão e aprendizado, onde cada participante pode se encontrar no mundo das artes, descobrindo novas habilidades, aprimorando talentos existentes ou simplesmente se conectando com outros em um ambiente criativo e inclusivo.
O Projeto Despertar das Artes é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e conta com o patrocínio da Unimed Campinas e BRK, além do apoio do Instituto BRK.
As inscrições para as oficinas estão abertas. Os interessados no projeto e em acompanhar os espetáculos podem garantir as vagas enviando um e-mail para shd@shd.org.br, acessando o site www.shd.org.br para mais informações ou dirigindo-se à recepção na sede da SHD.
Serviço:
Sociedade Humana Despertar – INSCRIÇÕES ABERTAS
PROJETO DESPERTAR DAS ARTES
Oficinas Semanais – período manhã e tarde (conforme disponibilidade de vaga)
Telefone: (19) 3873-9015
E-mail: shd@shd.org.br
Endereço: Rua dos Pinheiros, 105 – Jd. Basilicata – Sumaré
Sociedade Humana Despertar (SHD): Com 29 anos de atuação, a SHD é uma organização dedicada à inovação social, comprometida com o potencial humano, ética ecológica e amor à vida. Reconhecida por diversos prêmios e certificações, como Selo Ambev VOA, Selo DOAR, Selo Phomenta e vários Prêmios do Itaú-Unicef.