Projeto Despertar das Artes impulsiona o desenvolvimento artístico e cultural de crianças e adolescentes em Sumaré
O Projeto Despertar das Artes, uma iniciativa da Sociedade Humana Despertar – SHD, oferece oportunidades únicas para crianças e adolescentes explorarem e se desenvolverem nas artes do circo, dança e literatura. Destinadas a jovens com idades entre 4 e 17 anos, as oficinas são totalmente gratuitas e as inscrições já estão abertas.
O Despertar das Artes tem como objetivo principal proporcionar um espaço de expressão e aprendizado, onde cada participante pode se encontrar no mundo das artes, seja descobrindo novas habilidades, aprimorando talentos existentes ou simplesmente se conectando com outros em um ambiente criativo e inclusivo.
“Esse ano o Despertar das Artes vem com ainda mais força, foco, objetivo e amor”, declara Danillo Sabino, educador do projeto. “A expectativa é que cada criança e adolescente possa se desenvolver e se encontrar no meio das artes, seja no circo, na dança, na teatralidade ou somente no encontro com o outro.”
Importância das oficinas para a comunidade de Sumaré
A instituição destaca que o envolvimento das crianças e adolescentes com a arte é fundamental para o seu desenvolvimento integral. As oficinas do Despertar das Artes proporcionam uma experiência enriquecedora, estimulando a criatividade, a imaginação e promovendo o crescimento tanto físico quanto mental de cada participante.
“Quando a criança e adolescente tem contato com cada oficina, ele explora e desperta em si mesmo, coisas que não sabiam que existiam até então”, comenta Danillo Sabino. “Por muitas vezes não é encontrado oficinas gratuitas na região, como as que o Despertar das Artes oferece, por isso também é um projeto que merece ainda mais visibilidade e importância da comunidade de Sumaré.”
Atividades em destaque e temáticas deste ano
A oficina de dança se destaca entre os inscritos, refletindo o forte vínculo que os jovens têm com essa forma de expressão. No entanto, ao longo do tempo, eles também reconhecem a importância das outras oficinas na formação artística completa. “Esse ano a cultura popular e o folclore brasileiro estarão ainda mais presentes nas discussões, rodas de conversas, músicas, coreografias e histórias”, revela o educador.
Participação dos inscritos na elaboração das apresentações
As crianças e adolescentes têm um papel ativo na construção das apresentações, contribuindo com ideias e inspirações que são incorporadas pelos educadores. Isso resulta em espetáculos únicos e significativos, nos quais os participantes se sentem verdadeiramente envolvidos.
Agenda de apresentações e legado
Estão previstas quatro apresentações ao longo do ano, com datas em julho, novembro e dezembro. Os locais ainda serão definidos, mas a expectativa é de eventos emocionantes que reúnam toda a comunidade. “A arte sempre deixa uma marca em cada um que a visita. Com o Despertar das Artes, o legado é que há sempre uma outra forma de se ver o mundo, uma nova perspectiva que pode transformar vidas e comunidades.” reforça Sabino.
O projeto Despertar das Artes é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e conta com o patrocínio da Unimed Campinas e BRK, além do apoio do Instituto BRK.
As inscrições para as oficinas estão abertas. Os interessados podem garantir suas vagas enviando um e-mail para shd@shd.org.br, acessando o site www.shd.org.br para mais informações ou dirigindo-se à recepção na sede da SHD.
Serviço:
Sociedade Humana Despertar – INSCRIÇÕES ABERTAS
PROJETO DESPERTAR DAS ARTES
Oficinas Semanais – período manhã e tarde (conforme disponibilidade de vaga)
Telefone: (19) 3873-9015
E-mail: shd@shd.org.br
Endereço: Rua dos Pinheiros, 105 – Jd. Basilicata – Sumaré
Sociedade Humana Despertar (SHD): Com 29 anos de atuação, a SHD é uma organização dedicada à inovação social, comprometida com o potencial humano, ética ecológica e amor à vida. Reconhecida por diversos prêmios e certificações, como Selo Ambev VOA, Selo DOAR, Selo Phomenta e vários Prêmios do Itaú-Unicef.